Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas dzí > Aula inaugural de cursos FIC de Economia Solidária será nesta quinta, dia 8
Início do conteúdo da página
CONVITE

Aula inaugural de cursos FIC de Economia Solidária será nesta quinta, dia 8

Criado: Quarta, 07 de Agosto de 2024, 10h48 | Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2024, 10h48 | Última atualização em Quarta, 07 de Agosto de 2024, 10h50

A capacitação é gratuita, realizada pelos campi de Socorro e Tobias Barreto e é vinculada ao Programa Ecosol Ciranda Formativa Norte-Nordeste/Manuel Querino do Ministério do Trabalho e Emprego

curso gestão de empreendimentos solidáriosO Instituto Federal de Sergipe (IFS), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex), convida a comunidade acadêmica e sociedade em geral para a aula inaugural dos cursos de formação inicial e continuada (FIC) na área de Economia Solidária. Será nesta quinta-feira, dia 8, às 14h, no 2º andar da Superintendência do Ministério do Trabalho em Sergipe, localizada Rua Pacatuba, 171, em Aracaju.

A capacitação é gratuita, realizada pelos campi de Socorro e Tobias Barreto e é vinculada ao Programa Ecosol Ciranda Formativa Norte-Nordeste/Manuel Querino do Ministério do Trabalho e Emprego. São público-alvo dos cursos os trabalhadores e trabalhadoras vinculados a empreendimentos econômico-solidários, formalizados ou não, a exemplo de grupos informais, associações, cooperativas, coletivos urbanos e rurais; jovens; população negra; mulheres; e povos e comunidades tradicionais e originárias, sendo que os candidatos devem ter 16 anos ou mais.

Sobre os cursos

Estão sendo ofertados dois cursos de formação continuada: o de agente de desenvolvimento cooperativista solidário e o de gestão de empreendimentos econômicos solidários. O primeiro tem como objetivo formar profissional habilitado para auxiliar no planejamento, na execução de processos, na prestação de assistência e serviços aos cooperados; promover e atuar na constituição de cooperativas em comunidades locais; e desenvolver estratégias de fomento às políticas públicas de economia solidária no território, à criação de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES), à articulação e construção de redes de cooperação solidárias e cadeias produtivas em economia solidária.

Já o curso de gestão de empreendimentos econômicos solidários pretende formar profissional habilitado para: auxiliar na estruturação de planos de desenvolvimento solidário para empreendimentos econômicos solidários, abrangendo estratégias de organização produtiva, financeira, investimento, autogestão, comercialização, dentre outros.

Tais capacitações terão duração de aproximadamente quatro meses, com previsão de início em agosto de 2024 e término previsto para novembro de 2024. A com carga horária semanal é de aproximadamente de até 12 horas e carga horária total de 200 horas. Os cursos serão ofertados na modalidade presencial com periodicidade das aulas de dois ou três dias na semana.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57