Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas dzí > Alunos do 糵são premiados em Olimpíada Brasileira de Física
Início do conteúdo da página
ʸ鷡ѱÇÃ

Alunos do 糵são premiados em Olimpíada Brasileira de Física

Criado: Terça, 06 de Agosto de 2024, 13h04 | Publicado: Terça, 06 de Agosto de 2024, 13h52 | Última atualização em Terça, 06 de Agosto de 2024, 13h56

Artur Renan Simões Alves, do Campus Aracaju, e Suzane dos Santos Carvalho Souza, do Campus Lagarto, receberam medalha de ouro estadual nos Níveis C e B, respectivamente

WhatsApp Image 2024 08 06 at 13.39.34

Dois estudantes do Instituto Federal de Sergipe (IFS) foram premiados na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) 2023. Artur Renan Simões Alves, do Campus Aracaju, e Suzane dos Santos Carvalho Souza, do Campus Lagarto, receberam a medalha de ouro estadual nos Níveis C e B, respectivamente, em cerimônia realizada na Universidade Federal de Sergipe (UFS) na última sexta-feira, 2.

Formado no curso técnico integrado em Eletrônica – concluído em 2023 –, Artur atualmente cursa o 1º período de Medicina na UFS. Ele conta que o principal diferencial da OBFEP em relação a outras olimpíadas foi a realização de atividades práticas. “Por isso, participar desse programa me possibilitou relacionar a teoria com a prática, o que nem sempre acontece na sala de aula. A partir daí, consegui visualizar melhor como a Física é aplicada ao meu redor", explica o estudante.

O professor de Física Edvaldo José dos Santos, responsável pelo acompanhamento e credenciamento dos alunos no Campus Aracaju, destacou a importância da participação dos alunos na olimpíada. “Durante a OBFEP, os participantes trabalham o autoconhecimento, o poder de decisão, a segurança para entender que estão em um processo de aquisição de conhecimento e evolução. É também uma ótima oportunidade de validação de pensamento crítico e reflexivo”, afirma.

Responsável pelos alunos participantes do Campus Lagarto, o professor Jarbas Cordeiro Sampaio ressalta que, das quatro medalhas de ouro da OBFEP 2023, na categoria estadual, duas foram do IFS, o que mostra a qualidade do ensino da instituição no estado de Sergipe. “O 糵vem se tornando mais atuante em diversas olimpíadas. Isso estimula a permanência do estudante e incentiva também o aperfeiçoamento dos professores”, defende o docente.

Cursando a 2ª série do curso de Edificações no Campus Lagarto, Suzane conta que participar da Olimpíada foi uma experiência muito boa para o seu aprendizado. “Descobri que gosto realmente de Física, quero seguir profissionalmente uma de suas áreas: a Astrofísica. Logo, essa experiência foi boa para conhecer mais sobre mim e o que eu quero seguir na minha vida”, diz.

OBFEP

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF) apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é aberta à participação de estudantes de escolas públicas municipais, estaduais e federais brasileiras.
O objetivo principal da OBFEP é a valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela ciência, em geral, e pela Física, em particular.

A OBFEP é dividida em duas fases. Em cada fase, os alunos são divididos em três níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade: Nível A – alunos matriculados no 9º  ano do Ensino Fundamental; Nível B – alunos matriculados na 1ª e 2ª  séries do Ensino Médio; e Nível C – alunos matriculados na 3ª série e 4ª série (onde houver) do Ensino Médio.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57