糵prorroga inscrições para cursos de qualificação profissional na área de Economia Solidária
São 160 vagas para duas oportunidades de curso
O Instituto Federal de Sergipe (IFS) prorrogu as inscrições até domingo, 28, para o Processo Seletivo para dois cursos de formação inicial e continuada (FIC) na área de Economia Solidária, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex). A capacitação é gratuita, realizada pelos campi de Socorro e Tobias Barreto e é vinculada ao Programa Ecosol Ciranda Formativa Norte-Nordeste/Manuel Querino do Ministério do Trabalho e Emprego.
São público-alvo dos cursos os trabalhadores e trabalhadoras vinculados a empreendimentos econômico-solidários, formalizados ou não, a exemplo de grupos informais, associações, cooperativas, coletivos urbanos e rurais; jovens; população negra; mulheres; e povos e comunidades tradicionais e originárias, sendo que os candidatos devem ter 16 anos ou mais.
A inscrição para participar do processo seletivo é gratuita e será realizada exclusivamente pelo , e segue aberta até o dia 28 de julho. No formulário, o candidato deve também anexar os documentos descritos no item 5.2 do edital de abertura do processo seletivo, seguindo as orientações descritas.
Já a seleção será realizada pelo Comitê Gestor formado pela DIREX e Coordenações Adjuntas locais dos cursos, por meio da análise das informações registradas no formulário eletrônico de inscrição online e documentação anexada, considerando a tabela de pontuação descrita no item 6.1 do edital. Por fim, o resultado final da seleção será no dia 1º de agosto, com período de matrícula dos candidatos selecionados entre 2 e 6 de agosto.
Sobre os cursos
Estão sendo ofertados dois cursos de formação continuada: o de agente de desenvolvimento cooperativista solidário e o de gestão de empreendimentos econômicos solidários. O primeiro tem como objetivo formar profissional habilitado para auxiliar no planejamento, na execução de processos, na prestação de assistência e serviços aos cooperados; promover e atuar na constituição de cooperativas em comunidades locais; e desenvolver estratégias de fomento às políticas públicas de economia solidária no território, à criação de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES), à articulação e construção de redes de cooperação solidárias e cadeias produtivas em economia solidária.
Já o curso de gestão de empreendimentos econômicos solidários pretende formar profissional habilitado para: auxiliar na estruturação de planos de desenvolvimento solidário para empreendimentos econômicos solidários, abrangendo estratégias de organização produtiva, financeira, investimento, autogestão, comercialização, dentre outros.
Tais capacitações terão duração de aproximadamente quatro meses, com previsão de início em agosto de 2024 e término previsto para novembro de 2024. A com carga horária semanal é de aproximadamente de até 12 horas e carga horária total de 200 horas. Os cursos serão ofertados na modalidade presencial com periodicidade das aulas de dois ou três dias na semana.
Redes Sociais