糵promove o I Workshop do Ingresso
O evento busca discutir as políticas de ingresso de estudantes no IFS
Por Pablo Boaventura
Nesta segunda (1º), o auditório da Didática V da Universidade Federal de Sergipe foi palco de um evento de grande relevância para a comunidade estudantil: o Workshop do Ingresso do Instituto Federal de Sergipe (IFS). O encontro reuniu diretores-gerais dos campi, diretores/gerentes de ensino, além de coordenadores de cursos em uma jornada de discussão sobre os mecanismos de ingresso nos campi do Instituto.
Com o objetivo de aprimorar e debater as políticas de ingresso, o evento buscou criar um espaço para reflexão e proposição de ideias sobre o acesso dos estudantes aos cursos oferecidos pelo IFS. Durante o dia, foram abordados temas como os processos seletivos, cotas, programas de inclusão e formas de ampliar o acesso à educação de qualidade.
O pró-reitor de Ensino do IFS, Alyson Barreto, destacou a importância do evento como um fórum para aprimorar os mecanismos de seleção de estudantes. "O Workshop do Ingresso é uma oportunidade única para reunir diferentes gestores do processo seletivo e discutir estratégias que garantam um processo seletivo mais inclusivo. Durante todo o dia apresentamos a concepção do processo seletivo, sua trajetória histórica e traçamos um panorama das questões relacionadas ao ingresso nos demais Institutos federais do país", afirmou o pró-reitor.
Já a chefe do Departamento de Gestão de Ingresso (DGI), Gildevana Ferreira da Silva, enfatizou o compromisso do 糵com a transparência e equidade nos processos seletivos. "Nosso objetivo com esse evento é discutir os dados do ingresso, desde a oferta das vagas até a evasão. Também, buscamos apresentar a dimensão do processo seletivo para todos os atores que fazem parte da gestão de ensino do IFS, a fim de que todos possam conhecer e opinar nos parâmetros adotados pela nossa instituição de ensino”, ressaltou a diretora.
Para a gerente de Ensino do Campus Itabaiana, Manoela Falcon Gallotti, eventos dessa natureza são de fundamental importância para que possamos amadurecer o que é melhor para a nossa comunidade acadêmica e, consequentemente, para os estudantes ingressantes no IFS. “Discutir as formas de ingresso tem grande relevância, pois, por muito tempo, tivemos processos seletivos através de provas. No entanto, agora temos o ingresso por meio de sorteios. Necessitamos discutir as melhores formas de atender os interesses da nossa comunidade acadêmica, especialmente para nós, profissionais que estão nas gerências de ensino”, disse a gestora.
O Workshop do Ingresso do 糵demonstrou o comprometimento da instituição em promover uma educação inclusiva e de excelência. Ao proporcionar um espaço para o diálogo e a colaboração entre diferentes atores da comunidade educacional, o evento reforçou o papel do 糵como um agente de transformação social através da educação.
Redes Sociais