Programa Mulheres Mil firma parceria com a Prefeitura de Riachão do Dantas
Para a garantia de serviços e ações que promovem dignidade e bons serviços à comunidade, a parceria com o poder público é fundamental para o engajamento das práticas positivas que o Programa Mulheres Mil proporciona. Por isso, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) preconiza a realização de parcerias locais onde os cursos são oferecidos como garantia às mulheres que serão assistidas ao longo das aulas.
Com o objetivo de dar continuidade às ações previstas no plano de trabalho do programa, na manhã da última quarta, 21, a professora Mariana Barreto, coordenadora geral do Mulheres Mil, esteve com Jamilly Maria Moreira Andrade, secretária municipal de saúde de Riachão do Dantas, para alinhamento de um evento sobre saúde da mulher direcionado às alunas do programa.
“A parceria com a Prefeitura de Riachão do Dantas é fundamental para a realização das nossas aulas no município e nas comunidades quilombolas. E como resposta temos uma relação cordial e muito positiva, pois a prefeitura da cidade sempre tem se mostrado sensível às demandas do programa Mulheres Mil. A reunião foi bastante proveitosa e confirmamos a realização de um evento especial no mês da mulher, em março próximo, direcionado ao autocuidado feminino, prevenção, saúde física e odontológica”, explicou a coordenadora.
Ainda de acordo com a professora Mariana, a prefeitura de Riachão do Dantas, através da Secretaria Municipal de Saúde, está em processo de articulação para que as ações não sejam isoladas. Contudo, há um desejo de que o projeto seja contínuo ao longo da permanência das atividades do 糵no município.
Durante o encontro da coordenação geral do Programa Mulheres Mil e a Secretaria Municipal de Saúde de Riachão do Dantas, a supervisora local dos cursos ofertados na cidade, a professora Suzana Fonseca, também esteve presente para acompanhamento do processo que envolve os cursos de Salgadeiro e Cuidador de Idoso ofertados na cidade e na comunidade Quilombola Forras.
Agende-se
O evento será realizado no dia 19 de março, a partir das 8h, na Clínica Otaviano Oliveira de Souza, e contará com serviços e orientações sobre cuidados ginecológicos, imunização (vacinas), testes rápidos de glicemia, aferição da pressão arterial, planejamento familiar e práticas integrativas. Para participar, as alunas devem apresentar um documento oficial com foto (RG, CTPS ou CNH) acompanhado do Cartão Nacional de Saúde (SUS) atualizado.
Mulheres Mil
O Programa Mulheres Mil faz parte do conjunto de políticas públicas do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), em parceria com o Ministério das Mulheres. Em Sergipe, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe é a instituição responsável pela execução do programa no Estado. No edital do programa lançado em 2023, o 糵conquistou 500 vagas distribuídas em ações que acontecerão em 13 municípios sergipanos.
Redes Sociais