COMPOST糵ganha prêmio ODS por compromisso com Desenvolvimento Sustentável
Ação global da ONU busca fotalecer paz universal, erradicação da pobreza e crescimento com justiça social e sustentabilidade ambiental
*Por Carole Ferreira da Cruz e Maiara Ellen de Souza, sob a supervisão da Assessoria de dzܲԾçã do 糵- Campus âԳ.
Em prestigiada solenidade no Ministério Público de Sergipe, o projeto COMPOST糵do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus âԳ recebeu o Selo ODS pelo compromisso com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável preconizada pela Organização das Nações Unidas (ONU). A agenda é um plano de ação global que mobiliza países, pessoas e instituições em torno do fortalecimento da paz universal, da erradicação da pobreza e da promoção de uma vida digna para todos a partir do fomento ao crescimento econômico com justiça social e sustentabilidade ambiental.
A premiação ocorreu na manhã desta sexta, dia 17, durante a abertura do Encontro Estadual ODS, no auditório no MP/SE, e contou com a participação de representantes do governo federal, do movimento ODS nos âmbitos nacional e estadual, do povo indígena Xokó e de instituições e empresas premiadas. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas para que todos os países adotem de acordo com suas prioridades e atuem no espírito de uma parceria internacional que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro.
O ministro da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macêdo, cancelou a participação no evento para atender a uma agenda com o presidente Lula, mas enviou uma carta que foi lida por uma representante governamental. “O Governo Federal retomou a Agenda 2030 criando o Conselho Nacional ODS e dando a mim a responsabilidade de promover aprendizagens e oportunidades para que o Brasil se dê as mãos, muitas vezes em pequenos detalhes de hábitos diários, para salvar nossa existência e produzirmos, com sustentabilidade, equidade, igualdade e o fortalecimento da democracia, um lugar bom de se viver”, escreveu.
O 糵enviou uma delegação para a solenidade, formada pelo pró-reitor de Pesquisa e Extensão, José Osman dos Santos, o diretor de Extensão e Articulação com a Sociedade, Otacílio Cerqueira, a diretora geral do Campus âԳ, Sônia Pinto de Albuquerque Melo, a coordenadora do COMPOSTIFS, professora Aline Sá, os alunos vinculados ao projeto, Letycia Silva Vidal e Diogo Lima Guimarães, e o coordenador do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Campus âԳ, Deivesson Lima.
Segundo a professora Aline Sá, o reconhecimento ao trabalho desenvolvido no 糵só fortalece iniciativas educacionais comprometidas com um mundo mais justo, humano, igualitário e preservado. “O prêmio nos deu fôlego e motivação para continuar, pois esse é um projeto voluntário movido pelo incentivo que, por sinal, veio em boa hora. Foi, sem dúvida, nossa maior conquista e servirá de motivação para os alunos, que são os principais protagonistas das ações educacionais sobre educação ambiental que realizamos dentro e fora do campus”, destacou.
Para o secretário-executivo da Comissão Nacional para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Sérgio Godoy, a retomada da Agenda 2030 pelo presidente Lula significa um grande pacto social para pensar a reorganização e a sobrevivência da humanidade a partir do estado e da sociedade brasileira. “Fica muito evidente para a humanidade que existe uma conexão entre democracia, direitos humanos, combate à desigualdade, eliminação da pobreza e preservação ambiental. Então se a gente não lidar com essas coisas de forma equilibrado o conflito é iminente e estamos sob ameça”, ressaltou.
O COMPOST糵é um projeto de extensão que tem como objetivo a mobilização de ações educacionais para incentivo à coleta seletiva e compostagem doméstica, institucional e comunitária. As ações são realizadas através de mostras, oficinas e minicursos em escolas, comunidades rurais, espaços públicos e em qualquer instituição pública ou privada interessada em participar das atividades. Os alunos são protagonistas e ensinam os princípios da montagem de composteiras artesanais, da produção de biofertilizantes, de biodefensivos e de mudas de plantas por meio da utilização de todo resíduo orgânico coletado no Campus âԳ.
Desde o início das ações do COMPOSTIFS, já foram coletados aproximadamente 300 kg de resíduos orgânicos, que foram transformados em mais de 500 litros de biofertilizantes de excelente qualidade e distribuídos nas atividades de extensão realizadas com a rede de parceiros e apoiadores. Ou seja, o projeto mostra na prática que o chamado lixo pode servir como matéria-prima para a geração de produtos agroecológicos de excelente qualidade. “Queremos promover sustentabilidade ambiental em todos os espaços possíveis, transformando lixo em vida”, enfatizou Aline Sá.
Sobre o Selo ODS
O Selo ODS compõe a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, oficializada em 2015 e adotada pelos 193 países-membros desde então. O selo é concedido com base em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que estimulam ações humanitárias consideradas essenciais para um mundo melhor e está dividido em 169 de ações globais que visam identificar instituições que se alinham aos fundamentos de sustentabilidade previstos em sua criação.
Os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável são: Erradicação da pobreza; Fome zero e agricultura sustentável; Saúde e bem-estar; Educação de qualidade; Igualdade de gênero; Água potável e saneamento; Energia acessível e limpa; Trabalho decente e crescimento econômico; Indústria, inovação e infraestrutura; Redução das desigualdades; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo e produção sustentáveis; Ação contra a mudança global do clima; Vida na água; Vida terrestre; Paz, justiça e instituições eficazes; Parcerias e meios de implementação.
Caminhão ODS
O 糵participará no sábado, dia 18 de novembro, de um importante programa de itinerância no Brasil para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: o Caminhão Conhecendo os ODS que, ao retornar à modalidade presencial agora em 2023, percorrerá seis cidades de quatro estados brasileiros e a primeira parada será no município da Barra dos Coqueiros, a 9 km de Aracaju. A ação itinerante busca promover uma transformação social rumo à regeneração do planeta ao apresentar para a sociedade iniciativas comprometidas com os ODS.
O evento acontecerá na Praça de Eventos Ana do Forró, no conjunto Prisco Viana, das 14h às 20h, com uma programação diversificada e gratuita. O caminhão terá quatro estações com atividades gratuitas, ações no palco principal, sessão de cinema para crianças, área kids, talks ODS e 13 tendas, onde o 糵vai instalar laboratórios com projetos e práticas sustentáveis dos campi Aracaju e âԳ. O veículo viaja com a missão de ampliar o debate e levar aos municípios, instituições, empresas e organizações o conhecimento e as ferramentas para o alcance das metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Saiba mais em:
Fotos: Alisso Mota, do Núcleo de dzܲԾçã do MP/SE, e Maiara Ellen de Souza, da Ascom/IFS.
Redes Sociais