糵realiza ações de conscientização sobre a cultura do respeito à diversidade
Iniciativa da PROGEP, projeto Visibilizando as Diferenças publica calendário comemorativo e promove rede de apoio no IFS
por Irion Martins com supervisão de Anderson Ribeiro
Mais um mês está se iniciando e, para a tristeza de muitos, agosto é conhecido por não possuir feriados nacionais. Mas, você sabia que o 糵está cheio de datas importantes neste mês? É hora de transformar o estereótipo do "mês do desgosto" em mês do orgulho! Trata-se do 䲹Իá da Visibilidade, uma das ações propostas no projeto "Visibilizando as Diferenças no IFS", que traz uma agenda personalizada com datas alusivas à diversidade.
A iniciativa é da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) em parceria com o psicólogo Aurivar Fernandes, do Campus Tobias Barreto e tem como objetivo divulgar e fortalecer práticas e ações que promovam a visibilidade e o respeito às diversidades em suas diversas formas. O projeto levanta temas como gênero, violências, racismo, consciência negra, orgulho LGBTQIAP+ e intolerância religiosa.
Uma série de ações tem sido executadas para dialogar sobre esses assuntos na instituição. Desde o mês de junho, o "䲹Իá da Visibilidade" vem sendo compartilhado com os servidores do 糵por meio de e-mails e sistemas institucionais. "Esse calendário busca valorizar e divulgar datas alusivas às questões das diferenças e suas interseccionalidades, oferecendo oportunidades para a reflexão sobre os temas em pauta", conta Carla Valois, coordenadora de Planejamento e Sistema de Programas e Projetos em Gestão de Pessoas (CPSPP). Ela mostra que, só neste mês, sete datas serão trazidas à reflexão. Dentre elas, o Dia Internacional dos Povos Indígenas, em 09 de agosto, e o Dia do Orgulho Lésbico, no dia 19.
Para além de mapear datas, outro importante desdobramento do projeto foi o gerenciamento de uma rede de apoio para casos de violência em suas diversas dimensões, como gênero, raça e intolerância religiosa. Estão previstos, ainda, o evento "Eu Somos Muito", com foco cultural e cognitivo, e a elaboração do "Manual de Boas Práticas de Convívio no IFS".
Para Carlos Menezes Junior, pró-reitor de Gestão de Pessoas, "a iniciativa é de extrema relevância, pois visa implementar ações, programas e recursos para a criação de um ambiente educacional acolhedor". Ele destaca que o projeto intervém de maneira positiva nas relações interpessoais entre discentes, docentes, técnicos administrativos, terceirizados e a comunidade em geral. "A busca por um ambiente pautado nas não-violências é contínua e permanente, afetando positivamente a cultura presente nos campi da instituição", conclui.
O projeto completo "Visibilizando as Diferenças no IFS" está disponível para consulta no hotsite da PROGEP, que pode ser acessado pelo link:
Redes Sociais