Protagonismo estudantil marca 10ª edição do Forró Federal
Programação contou com exibição do barco de fogo, trio pé-de-serra, correio elegante, gincana, eleição da rainha, barraca cultural e quadrilha
*Por Carole Ferreira da Cruz
O protagonismo estudantil foi o diferencial da 10ª edição do Forró Federal do 糵- Campus âԳ, que este inovou ao trazer para o público apresentações artísticas com performance junina organizadas pelos próprios alunos. A programação contou ainda com exibição do barco de fogo, trio pé-de-serra, correio elegante, gincana, eleição da rainha federal, barraca cultural, quadrilha improvisada, comidas típicas e muita Ծçã.
A diversidade multicultural da festa ficou a altura da importância do município de âԳ, que é um dos mais tradicionais redutos dos festejos juninos do estado. Quem passou pelo hall de entrada do campus no último dia 16 de junho ficou deslumbrado com a beleza e a criatividade da decoração, a alegria estampada no rosto dos estudantes e servidores, o frenesi da pista de dança e a exuberância do barco de fogo e das espadas, a riscar o céu com luzes incandescentes.
Outra novidade desta edição foi a montagem da barraca cultural, idealizada pelos estudantes para apresentar à comunidade toda riqueza e diversidade do maior festejo popular de âԳ. Imagens de santos, utensílios, vestuários e uma infinidade de peças representativas, exposição de banco de fogo e espada, perguntas e respostas e até brindes atraíram a atenção do público, que recebeu uma verdadeira aula sobre a tradição do São João, do São Pedro, dos fogos de artifício e dos fogueteiros.
“Nossa barraquinha foi um sucesso sim. Muitas pessoas vieram participar das brincadeiras e também do jogo de perguntas e respostas. Então podemos dizer que todos os esforços foram bem recompensados. Em menos de ٰê horas todos os brindes já tinham acabado", comemorou o idealizador da barraca cultural, Enzo Henrique Silva de Alcântara, 16 anos, do curso técnico integrado de ٰdzéԾ.
Rainha federal
As performances no concurso da rainha federal superaram as expectativas. A grande vencedora, Thyrza Emanuelle Conceição Cruz, do curso técnico integrado de Edificações, empolgou o público com seu carisma, desenvoltura, simpatia e domínio do xote, xaxado e baião. "A festa muito boa, foi ótimo ter ido! Foi tudo incrível, mesmo que a rainha escolhida não tenha sido a do meu curso, de tudo o que eu mais gostei com certeza foi a apresentação das rainhas”, destacou éǰ dos Santos Lima, 15 anos, do curso integrado de Sistemas em Energias Renováveis.
A gincana junina mais uma vez foi um dos pontos altos da festa. Desde o ano passado a disputa contagia a comunidade e mobiliza os alunos de todas as modalidades de curso, incluindo a Engenharia Civil. Brincadeiras como corrida do ovo e do saco, dança da laranja, dança das cadeiras e tarefas surpresa empolgaram a torcida, que riu, vibrou e entrou no clima da competição. O grande vencedor foi o curso de Edificações, que reuniu as turmas integradas e subsequentes.
Entusiasmo do público
Presença confirmada desde a edição passada, o professor José Antônio de Oliveira Júnior faz questão de prestigiar e garantir momentos divertidos que contribuem para a integração do ambiente escolar. "Maravilhosa festa do nosso campus nesse lindo e magnífico contexto junino de âԳ. Eu, particularmente, agradeço do fundo do coração a todos que proporcionaram esse evento cultural esplêndido com muito amor e alegria", elogiou.
Para quem participou pela primeira vez, a vaga já está garantida para o próximo ano. "Achei a festa simplesmente fantástica, bonita e com diversos elementos de nossa cultura. Me diverti muito. Foi realmente uma das minhas melhores experiências dentro do IFS. Acredito que a minha parte favorita foi o correio elegante", revelou Ketlen Beatriz, 15 anos, do curso integrado de Sistemas em Energias Renováveis.
No auge da festa, mais uma vez a tradição que cobre o céu de luzes e cores foi mantida: o brilho das espadas e do barco de fogo, que rasgavam o céu com fagulhas de alegria, emocionou a plateia, que se aglomerou na área do estacionamento para assistir ao áܱ dos fogos que é marca registrada dos festejos de âԳ, a capital brasileira do barco de fogo. Essa tradição remonta ao início do século XX e a arte dos fogueteiros é passada de geração em geração.
Compareceram ao Forró Federal a reitora do IFS, Ruth Sales Gama de Andrade, o pró-reitor de Pesquisa e Extensão (Propex), José Osman dos Santos, e o secretário municipal da Juventude e Desporto, Breno Vitor, que representou o prefeito de âԳ, Gilson Andrade. A Prefeitura Municipal de âԳ é a grande apoiadora e incentivadora do evento, parceira em vários projetos institucionais nas áreas de educação, cultura e meio ambiente.
Redes Sociais