糵vai distribuir kits de lanches adquiridos da Agricultura Familiar
Mais de 4 mil alunos serão beneficiados com a ação
A partir de amanhã o Instituto Federal de Sergipe começa a distribuir kits de lanches a todos os alunos do ensino médio da instituição, matriculados nas modalidades integrado, subsequente e PROEJA. Ao todo serão atendidos 4.166 estudantes de todos os campi.
Os alunos do Campus âԳ serão os primeiros a receber o kit. Uma equipe formada por Reitoria, Pró-reitoria de 峾Ծٰçã (PROAD) e Pró-reitoria de Ensino, representada pela Diretoria de Assuntos Estudantis (PROEN/DIAE) vai fazer um breve relato sobre a relação entre a Agricultura Familiar e a aquisição desses kits lanches adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e posteriormente, fará a entrega aos alunos.
De acordo com Luciana Bitencourt, diretora de Assuntos Estudantis todo o processo que envolveu esta ação foi um trabalho em conjunto da PROEN/DIAE/Reitoria, a partir da identificação do agravo da situação de vulnerabilidade sócio econômica, destacada por estudantes e servidores do IFS, nas visitas realizadas pela DIAE, no ano passado. “Logo, com a possibilidade de utilização desses recursos, via PNAE, foram adquiridos da Agricultura Familiar, kits de lanches composto de dois a três conjuntos de alimentos como bolos, pães e biscoitos, com teores nutricionais devidamente balanceados e propostos pela nutricionista do Campus São Cristóvão, Sharlene Santana Dias”, disse.
Sobre o PNAE
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foi implantado em 1955. Seu gerenciamento é atribuição do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ele contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o programa de alimentação escolar atende cerca de 50 milhões de estudantes em todo o Brasil, oferecendo refeições produzidas com alimentos in natura, privilegiando a compra desses alimentos direto de produtores rurais e preservando a cultura dos preparos culinários de cada região do país. Desde 2019 é estabelecido por lei que no mínimo 30% dos repasses do FNDE devem ser investidos na aquisição de produtos da agricultura familiar.
São atendidos pelo Programa os alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público), por meio da transferência de recursos financeiros.
O PNAE é considerado um dos maiores e mais abrangentes programas de alimentação escolar do mundo e contribui efetivamente como uma estratégia para a realização do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). A concepção do PNAE ao longo dos anos evoluiu de um programa assistencialista ou de suplementação alimentar para um programa que assegura o DHAA (FNDE, 2017). Desse modo, a refeição oferecida na escola mudou da perspectiva da “merenda” para o conceito de alimentação balanceada e saudável e que precisa suprir as necessidades nutricionais durante o horário escolar.
䲹Իá de distribuição dos kits lanches
Campus âԳ – 12/04 às 10h
Campus Tobias Barreto – 13/04 às 10h30
Campus Aracaju – 14/04 às 10h
Campus ʰDZá – 14/04 às 15h
Campus Itabaiana – 17/04 às 15h
Campus Lagarto – 18/04 às 09h30
Campus Socorro – 19/04 às 10h
Campus ұó – 19/04 às 15h
Vale lembrar que o Campus São Cristóvão não receberá o kit por já possuir ações próprias referentes à alimentação dos estudantes, por possuir refeitório.
Redes Sociais