Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > dzí > Alunos do Campus Lagarto são aprovados em diversas áreas do conhecimento em universidades
í do conteúdo da página
Êݱհ

Alunos do Campus Lagarto são aprovados em diversas áreas do conhecimento em universidades

Escrito por CESAR DE OLIVEIRA SANTOS | Publicado: Sexta, 21 de Fevereiro de 2020, 14h40

AprovaçõesInstituição quebra o estereótipo e aprova alunos não apenas nas áreas de exatas e tecnológicas, mas também em cursos como Geografia, Letras, Medicina, Psicologia e Direito

O início de todo ano costuma ser uma época de fortes emoções para aqueles estudantes que disputam uma vaga nas diversas instituições de ensino superior do país. Com os alunos do 糵- Campus Lagarto que concluíram o ensino técnico integrado em dezembro, não foi diferente. E grande parte dessas emoções foi positiva, pois, até o momento, 42 alunos recém-saídos da instituição já garantiram uma vaga em algum curso de graduação em Sergipe ou mesmo fora do estado (esse número pode aumentar devido às chamadas das listas de espera e ao resultado do vestibular do campus da Universidade Federal de Sergipe em Lagarto, previsto para o início de março).

Mas não são apenas os números que chamam a atenção. Um outro aspecto que salta aos olhos quando se observa o resultado é a diversidade de áreas do conhecimento dos cursos escolhidos pelos estudantes. Conhecida por ser Aprovações 2uma instituição da área de exatas e tecnológicas, o 糵- Campus Lagarto teve alunos aprovados não apenas nas engenharias, ciências da computação, matemática, física e química, mas também em medicina, nutrição, psicologia, letras, geografia, história, direito, relações internacionais, serviço social, biblioteconomia, arquitetura e design.

Para o Diretor Geral da instituição, José Osman dos Santos, isso é reflexo do Projeto Político Pedagógico do IFS, que está ancorado não apenas numa formação politécnica, mas também e sobretudo humana. “No Campus Lagarto em particular, todos os esforços da comunidade educativa têm convergido para a criação das condições necessárias em prol do desenvolvimento integral do sujeito histórico-crítico, com o fortalecimento socioemocional dos estudantes, sua preparação para o mundo do trabalho e um processo educativo em que a aprendizagem se renove a todo momento”, explica. Ou seja, na prática, embora oferte cursos de uma área específica, a instituição busca ampliar as perspectivas formativas dos alunos e os prepara para exercer, conscientemente, a liberdade de escolha.Aprovações 5

O professor Sérgio Lima, que ensina Sociologia e está à frente da Coordenadoria de Ciências Humanas e Sociais, avalia que esse fenômeno é também resultado do empenho dos docentes das disciplinas do ensino médio, os quais aumentam as referências dos alunos em meio à formação profissional. “Além disso, realizamos várias atividades extracurriculares, a exemplo do ‘Cine Educação e Humanidade’, do ‘Aulão Enem’ e das oficinas de leitura e redação, que ajudam na preparação para o Enem e outras seleções que visam ao ingresso em cursos superiores, como é o caso do processo seletivo do próprio IFS”, destaca Sérgio.

ܱçã

Aprovações 4O fascínio pelas ciências humanas e o desejo de aprofundar o conhecimento sobre o comportamento humano foram determinantes para a escolha de Jeniffer Souza, ex-aluna de edificações que garantiu uma vaga no curso de psicologia da Universidade Federal de Sergipe. Jeniffer conta que sempre estudou em escola pública e desde o sexto ano do ensino fundamental passou a ter como meta estudar no IFS, devido às boas referências que ouvia da instituição.

Para ela, o grande diferencial do 糵é o fato de a escola não se preocupar apenas com o ensino, mas estimular também a pesquisa e a extensão, com vários eventos interdisciplinares, aspectos que despertam desde cedo o olhar dos estudantes para questões que vão além da área técnica. “Apesar de todos os percalços que prejudicam a realização plena das atividades curriculares e extracurriculares, posso afirmar que o instituto é um dos melhores ambientes para ampliar horizontes, pois todos os servidores da instituição são comprometidos com o saber e com o bem-estar do discente”, concluiu a futura psicóloga.

Foto da capa: César de Oliveira

Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 743
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=200