Campus Lagarto promove campanha de prevenção ao câncer
Boca e mama foram os principais alvos da ação, que teve como objetivo orientar alunos e torna-los multiplicadores de conhecimento
ܳçã e saúde não são nem devem ser vistas como áreas distintas. Na verdade, elas estão mais entrelaçadas do que parecem. Foi essa a visão que norteou a Ação de ʰ𱹱çã ao Câncer ocorrida no Campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe (IFS), nos dias 24 e 25 de outubro. Organizado pela Coordenadoria de ú Escolar, o evento, que abordou o câncer de mama e o de boca, contou com a participação de professores da Universidade Federal de Sergipe e do Grupo Mulheres de Peito.
No dia 24, os professores Paulo Henrique de Freitas e Gustavo Souza, do Departamento de Odontologia da UFS/Campus Lagarto, falaram das lesões de boca, desde as mais simples às mais complexas, que podem apresentar teor maligno. Além disso, sob a orientação da Odontóloga do Campus Lagarto, Aryana Cardona, alunos da UFS distribuíram impressos educativos e realizaram exames para detecção precoce de lesões orais.
Para Aryana Cardona, ações desse tipo são relevantes tanto pela parceria que é feita com outras instituições como pela abordagem do tema em si. “O tema ‘lesões orais’ foi escolhido para ser trabalhado devido ao fato de o câncer de boca se iniciar como pequenas lesões na região bucal e na grande maioria dos casos passarem despercebidas por falta de conhecimento. Quando detectadas precocemente, o tratamento correto dessas lesões vai evitar futuras complicações e lesões mais graves”, explica a odontóloga.
No dia 25, o câncer de mama, que também foi tema de dinâmicas educativas no dia anterior com a Enfermeira do Campus Lagarto, Carla Mendonça, ganhou foco no evento. Pela manhã, a comunidade escolar ouviu relatos das experiências de enfrentamento de integrantes do Grupo Mulheres de Peito, que é uma entidade formada por pessoas que já venceram ou estão lutando contra o câncer de mama.
No turno vespertino, houve palestras com estudantes do Departamento de Enfermagem do Campus Lagarto da UFS, sob a orientação das professoras Simone Otília Neves e Simone Kameo, da mesma instituição. Carla Mendonça reforça a importância de intervenções como essa na escola: “Embora os alunos não estejam no grupo de risco da doença, a grande importância da abordagem desse assunto está no fato de eles serem multiplicadores desse conhecimento visto aqui nas palestras e nas atividades lúdicas”.
Para o Diretor do Campus, José Osman dos Santos, ações como essas reforçam um dos principais papéis do setor de saúde na escola, que é o de levar para o público em geral propostas educativas que incidam na prevenção de doenças e sobretudo na promoção de saúde.
Redes Sociais