Campus âԳ forma primeira turma de EAD
A primeira turma da modalidade de Ensino a Distância do curso Técnico em 峾Ծٰçã do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus âԳ formou-se na noite da última sexta-feira, dia 19. A prestigiada solenidade aconteceu no auditório do fórum Ministro Heitor de Souza e reuniu centenas de pessoas, entre autoridades, formandos e familiares.
Entre os presentes estavam o ex-prefeito de âԳ, o engenheiro Ivan Leite, a diretora de EAD e coordenadora do Profuncionário no IFS, Sandra Costa Pinto Hoentsch Alvarenga, a diretora do campus, Sônia Pinto de Albuquerque Melo, o gerente de Ensino, Fernando Nascimento Santos, e o coordenador do polo de EAD em âԳ, Maurício Lourenço Rodrigues da Silva.
Formaram-se nessa turma pioneiras 41 alunos, que só tiveram a oportunidade de se preparar para o mercado do trabalho numa instituição com larga tradição na educação técnica por meio da flexibilidade do ensino a distância. Essa modalidade de educação não presencial vem ganhando cada vez mais adeptos no país por democratizar o acesso ao conhecimento e ampliar as oportunidades de trabalho e aprendizagem.
Representando na solenidade o reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, a diretora Sandra Alvarenga ressaltou que, pelo fato de ter sido a primeira experiência de EAD nesse polo, ocorreram erros e acertos no processo que contribuem para o aprimoramento do curso. Mas, apesar disso, a reconhecida qualidade do Instituto Federal de Sergipe é um diferencial na formação educacional dos pioneiros.
A diretora do campus, Sônia Pinto de Albuquerque Melo, destacou as dificuldades que os alunos da modalidade EAD enfrentam para investir em educação e se qualificar para o mercado. No entanto, persistir no sonho mostra que a determinação e o esforço são recompensadores e trazem excelentes resultados para a vida das pessoas.
A oradora da turma B, Amanda Regina Santos Vasconcelos, fez um discurso emocionado que enfatizou as histórias de superação ao longo do curso. “Acreditamos neste sonho, nós persistimos, a maioria, inclusive, fazendo longas viagens diárias. Lutamos, superamos barreiras, vencemos o desânimo e superamos a saudade de ficar longe de nossos familiares, esses últimos que entenderam as nossas ausências e tiveram paciência conosco. Aquelas noites de sexta ficaram pra sempre em nossos corações”.
EAD
Implantada no 糵em 2012 com o Programa Profuncionário, a modalidade de EAD conta hoje com cerca de 1.200 alunos, distribuídos em 10 polos: Aracaju, âԳ, Lagarto, Itabaiana, Nossa Senhora da ұó, Japaratuba, Capela, ʰDZá, Canindé de São Francisco e Nossa Senhora do Socorro. Já foram formados mais de 600 alunos e vem sendo estudada a possibilidade de implantação do e-TEC Idiomas e de novas turmas dos cursos técnicos nos polos espalhados pelo interior de Sergipe.
No ensino a distância, o aluno precisa desenvolver sua autonomia, já que o professor atua mais como um mediador ou orientador; e manter uma rotina diária de estudos, incluindo leituras obrigatórias e complementares, participação em discussões online e desenvolvimento de tarefas agendadas pelos tutores, tanto individualmente quanto em conjunto com os colegas. Essas atividades envolvem encontros, debates, videoconferências e provas finais.
A metodologia não é diferente do ensino presencial: o que muda são as tecnologias usadas na mediação da comunicação entre alunos e professores. Outra coisa importante é que qualidade do ensino a distância é a mesma requerida dos cursos presenciais pelo Ministério da Educação (MEC). Não há distinção entre essas duas modalidades e, seja qual for a opção dos alunos, a educação continua sendo o melhor caminho para melhorar de vida e prosperar.
Confira a cobertura completa da formatura.
Redes Sociais