Programa de Extensão “Mulheres Mil” retorna às atividades com aula inaugural no próximo dia 24
São 31 mulheres dos bairros Santa Maria e 17 de Março integradas ao programa para o curso FIC de extensão “Mulheres Mil Atendente de Lanchonete”
O Instituto Federal de Sergipe (IFS) realizará na próxima terça-feira, 24, no Centro de ó-Ұܲçã às 14h, a aula inaugural para retomada do programa “Mulheres Mil” em parceria com o vereador José Walter. O evento contará com apresentação cultural do Grupo de Cordas do Programa de Extensão CULTURARTIFS, sob regência do músico Daniel Freire, palestras com a psicóloga Teresa Emília e o professor Luiz Carlos Gonçalves, entre outras atividades.
Segundo a reitora do IFS, Ruth Sales, uma das idealizadoras do programa criado em 2006, o programa que já formou milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica retorna às atividades para continuar a qualificar mais mulheres para reinseri-las no mercado de trabalho. “A retomada do programa é um sonho que iniciei no início dos anos 2000, infelizmente o programa teve uma pequena pausa em 2017, mas agora poderemos continuar a ofertar esperança de uma vida melhor para tantas mulheres que necessitam dessa oportunidade”, confessa.
Para o vereador José Walter, a parceria com o 糵é uma conquista para a comunidade. “Para nós, o programa será uma extensão do projeto ‘Economia Solidária’. Estamos muito satisfeitos com o progresso que tivemos até aqui e com os frutos que colheremos futuramente com essa nova jornada com a qualificação dessas mulheres”, afirma José Walter.
“A autonomia que conseguimos encontrar por meio da parceria possibilita a garantia de espaço e recursos como fardamento, transporte, entre outros. Agora que conseguimos continuar, não vamos parar a busca por novos parceiros”, conclui Ruth. Há cerca de quatro meses reuniões aconteceram em prol da retomada do programa que tem por objetivo viabilizar a inclusão educacional e a promoção social e econômica de muitas mulheres permitindo-lhes, através da formação, melhorar o seu potencial de empregabilidade.
O Diretor de Extensão da Propex, Otacílio Cerqueira, detalha que na primeira turma dessa nova fase participarão 31 mulheres dos bairros Santa Maria e 17 de Março integradas ao programa para o Curso FIC de extensão “Mulheres Mil Atendente de Lanchonete”, em parceria com a Cooperativa COOPSERGE e UNICOOPES, do eixo tecnológico ‘Turismo, Hospitalidade e Lazer’, com carga horária de 177 horas na modalidade presencial, oferta semestral e periodicidade semanal. O curso visa qualificar profissionais e assegurar uma formação com competências necessárias para atendimento em sala de copa e empreendimentos de alimentos e bebidas. As aulas acontecerão no Centro de Pós-graduação do Instituto e na Comunidade originária.
Redes Sociais