Arquivista do Campus Aracaju ministra curso na UFOPA
A coordenadora de Protocolo e Arquivo – CPRA do Instituto Federal de Sergipe - Campus Aracaju, arquivista Nadine Passos D’Oliveira, esteve na Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, em Santarém, Pará, no período de 30 de maio a 03 de junho, ministrando um curso de noções de arquiviologia e restauração de documentos a um grupo de 40 participantes.
O curso faz parte do projeto de Extensão e Cultura “A Manutenção e Preservação da Memória Institucional” vinculado ao Plano de Cultura da UFOPA com apoio do Ministério da Educação e do Ministério da Cultura.
Este projeto é coordenado pelo Arquivo Central da Universidade Federal do Pará com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura, Comunidade e Extensão - PROCCE e da Pró-Reitoria de 峾Ծٰçã PROAD da UFOPA, do Ministério da Educação e do Ministério da Cultura com o Mais Cultura nas Universidades.
O curso teve duração de 40 horas e proporcionou aos participantes noções de Arquivologia e restauração de documentos, possibilitando o compartilhamento do conhecimento no tocante a organização dos arquivos, higienização e a restauração do acervo documental e bibliográfico, e a preservação da memória institucional. O evento foi gratuito e aberto ao público em geral.
A coordenadora de Protocolo e Arquivo do campus Aracaju, Nadine Passos D’Oliveira, destaca a importância do evento para o fortalecimento da universidade em sua responsabilidade social, além da inclusiva, a de compartilhar com a sociedade o conhecimento produzido em suas unidades e subunidades, acadêmicas e administrativas, no caso, do Arquivo Central, das técnicas de organização, manutenção, conservação e restauro de documentos, tornando possível a preservação da memória das organizações e das pessoas.
“Participar de projetos como este que incentivam a colaboração entre Instituições Federais de Ensino Superior é muito gratificante. A troca de experiências entre arquivistas, equipe técnica do Arquivo e comunidade interna e externa sobre conservação e restauração de documentos, foi extremamente produtiva. Projetos como este são ótimos para os profissionais arquivistas, pois permitem difundir conhecimentos básicos de Arquivologia”, afirma Nadine.
As oficinas de conceito e prática possibilitaram levar ao conhecimento dos participantes das técnicas de conservação e restauro aplicadas aos acervos com o intuito de prolongar a durabilidade dos livros e documentos.
Redes Sociais