Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Agroecologia

 

 

curso técnico e tecnológico
Agroecologia
 

Sobre o curso

O Curso Técnico Subsequente em Agroecologia está regulamentado no Catálogo Nacional dos Cursos éԾDz e nos Referenciais e Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Profissional de nível Técnico. Os Cursos éԾDz em Agroecologia estão sendo construídos nos mais diversos Campi dos Institutos Federais que apresentam tradição no campo das ciências agrárias.

O acesso ao Curso Técnico de Nível Médio em Agroecologia dar-se-á através de Processo Seletivo, regulado por Edital próprio, o qual deverá avaliar os saberes e os conhecimentos adquiridos pelos candidatos, no Ensino Médio ou equivalente. Para tanto, o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio ou equivalente.

O curso tem duração de dois anos, dividido em quatro períodos semestrais.





 

  Mercado de trabalho

O Técnico em Agroecologia é um profissional habilitado para:

  • Atuar em sistemas de produção agropecuária e extrativista fundamentados em princípios agroecológicos e técnicas de sistemas orgânicos de produção;
  • Desenvolver ações integradas, unindo a preservação e conservação de recursos naturais à sustentabilidade social e econômica dos sistemas produtivos;
  • Atuar na conservação do solo e da água e auxiliar ações integradas de agricultura familiar, considerando a sustentabilidade da pequena propriedade e os sistemas produtivos;
  • Participar de ações de conservação e armazenamento de matéria-prima e de processamento e industrialização de produtos agroecológicos.

Para desenvolver suas ações o técnico em agroecologia pode estar vinculado a instituições públicas, privadas e do terceiro setor prestadoras de assistência técnica e extensão rural (ATER); assessoria técnica a prefeituras, instituições, propriedades rurais, cooperativas e sindicatos rurais; a instituições de certificação agroecológica; a instituições de pesquisa e extensão voltados a Agroecologia; e a parques e reservas naturais.

 

  Matriz curricular

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM AGROECOLOGIA
1º PERÍODO
DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Aulas SemanaisAulaHoraձóʰáپ
Agricultura e Agroecologia 2 36 30 30 -
Conservação do Solo 5 90 75 40 35
Ecologia 3 54 45 30 15
Informática Básica 3 54 45 25 20
Português Instrumental 3 54 45 45 -
Sistemas Agrários 2 36 30 30 -
Zootecnia Geral 4 72 60 45 15
 22h    

 

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM AGROECOLOGIA
2º PERÍODO
DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Aulas SemanaisAulaHoraձóʰáپ
Criações Alternativas 2 36 30 15 15
Cultivos Anuais 4 72 60 45 15
Desenho e Topografia 4 72 60 30 30
Economia Solidária e Cooperação 2 36 30 30 -
Nutrição animal e Manejo das Pastagens 3 54 45 30 15
Olericultura Agroecológica 3 54 45 20 25
Princípios Gerais de Fitossanidade 4 72 60 45 15
 22h    

 

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM AGROECOLOGIA
3º PERÍODO
DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Aulas SemanaisAulaHoraձóʰáپ
Agroecologia e Produção Animal 4 72 60 40 20
Comercialização e Certificação 2 36 30 30 -
Extensão Rural Agroecológica 4 72 60 15 45
Fitossanidade Aplicada 4 72 30 30 -
Fruticultura Agroecológica 4 72 30 30 -
Manejo Ecológico dos R. H. 4 72 60 45 15
Sustentabilidades e Tecnologias 2 36 30 15 15
 24h    

 

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM AGROECOLOGIA
3º PERÍODO
DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Aulas SemanaisAulaHoraձóʰáپ
Agroindústria Familiar 4 72 60 45 15
Desenvolvimento Rural 4 72 60 45 15
Gestão na Unidade de Produção 4 72 60 30 30
Paisagismo e Harmonização Urbana 2 36 30 15 15
Projetos Agroecológicos 2 36 30 15 15
Sistemas Agroflorestais 3 54 45 30 15
 19h    

 

 

  Infraestrutura

Docentes

Ana Catarina Lima de Oliveira: Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Sergipe (2009), mestrado em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Lavras (2011) e está cursando doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Engenharia Agronômica, aréa de atuação: fisiologia de plantas cultivadas, citometria de fluxo e melhoramento vegetal. Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Sergipe, Campus ұó das disciplinas: Cultivos Anuais e Olericultura Agroecológica.

Carla Teresa dos Santos Marques: Engenheira Agrônoma (2008) e Mestre em Ciências Agrárias (2011) pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atualmente é professora de Agroecologia do Instituto Federal de Sergipe - Campus ұó. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agricultura Familiar e Agroecologia, atuando principalmente em atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural de base Agroecológica e em pesquisas com Sistemas Agroflorestais, Agricultura Tradicional, Adubação verde, Plantas Espontâneas e Medicinais e Relações de Gênero.

Erasto Viana Silva Gama: Engenheiro Agrônomo (2007), Mestre (2011) e doutorando em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Atualmente é Professor Efetivo do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Sergipe - Campus ұó. Atua na elaboração, planejamento e execução de projetos de Desenvolvimento Rural Sustentável e tem experiência em Agricultura familiar, ATER, Agroecologia, Sistemas Agroflorestais, Plantas Medicinais, Adubação Orgânica e Manejo de microrganismos para controle biológico e promoção de crescimento de plantas.

Jane Velma dos Santos Brito: Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2002) e mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Sergipe (2007). Atualmente é professora do Instituto Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Recursos Naturais, com ênfase Gestão e Conservação da Natureza, atuando principalmente nos seguintes temas: extrativismo, populações tradicionais e gestão ambiental.

José Dantas Gusmão Filho: Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2004) e mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2007). Atualmente é docente do Instituto Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação, Produção e Conservação de Forragens, atuando principalmente nos seguintes temas: conforto térmico, manejo agroecológico de animais, manejo agroecológico das pastagens, ambiência e bioclimatologia.

Márcia Maria Santos Santiago: Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2011), graduada em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2008). Especialização em Gestão Pública Municipal em andamento. Tem experiência em docência do ensino fundamental e médio da rede particular e pública de ensino; atuação em tutoria do ensino superior à distância. Membro do Grupo de Sobre Transformações do Mundo Rural. Atua na área de análise regional e Geografia Urbana, com ênfase para a inserção das pequenas cidades diante da rede e fluxos espaciais.

Maria Alciene Neves: Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru - PE (2000), especialização em Língua Portuguesa pelas Faculdades Integradas de Vitória de Santo Antão - PE (2003), mestrado em Teoria Literária e Crítica da Cultura pela Universidade Federal de São João del-Rei - MG. Atuou como professora substituta da Universidade Federal de São João del-Rei. Atualmente trabalha como professora de Língua Portuguesa do Instittuto Federal de Sergipe - IFS.

Roseane Santos de Jesus: Engenheira Agrônoma (2005) e mestre em Agroecossistemas (2009) pela Universidade Federal de Sergipe, atualmente é professora do curso Técnico em Agroecologia do Instituto Federal de Sergipe Campus ұó. Está cursando doutorado em Zootecnia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de zootecnia, com ênfase em Produção Animal , atuando nos seguintes temas: Sistemas de Produção, Sistemas Silvipastoril, agricultura familiar, bovinocultura leiteira.

Thaciana Vieira de Oliveira: Atualmente é professora do Instituto Federal de Sergipe, Campus Nossa Senhora da ұó. Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Sergipe. Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2009). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Participou como bolsista de extensão no país pelo CNPq do Projeto Agentes Locais de Inovação do SEBRAE.

Tiago Jorge de Araújo Barbosa: Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Alagoas (2008) e mestrado em Agronomia (Proteção de Plantas) pela Universidade Federal de Alagoas (2011). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Sergipe - 糵Campus ұó, ministrando as Disciplinas Princípios Gerais de Fitossanidade e Gestão nas Unidades de Produção. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitossanidade, Entomologia Agrícola, Agricultura Familiar e Agroecologia.

 

  Contato

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe - Campus ұó Rodovia Juscelino Kibitscheck - Parque de Exposições João de Oliveira Dantas, S/N Nossa Senhora da ұó Sergipe
CEP. 49680.000 - CNPJ: 10.728.444/0007-97 Telefone: 55(79)9906-7145 FAX: 55(79)3711-3155 Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

  PPC

Leia aqui o PPC (Projeto Pedagógico do Curso)

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 1354
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=article&id=7903