Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas dzí > Itabaiana > 糵Itabaiana promove a II Semana da Consciência Negra
Início do conteúdo da página
DzԲԳپçã

糵Itabaiana promove a II Semana da Consciência Negra

Criado: Segunda, 25 de Novembro de 2024, 12h30 | Publicado: Segunda, 25 de Novembro de 2024, 12h30 | Última atualização em Segunda, 25 de Novembro de 2024, 12h35

O Evento teve como objetivo valorizar a cultura afro-brasileira e refletir sobre questões étnico-raciais.

Consciência NegraO Instituto Federal de Sergipe, Campus Itabaiana, realizou a II Semana da Consciência Negra nos dias 22 e 23 de novembro. O evento contou com atividades culturais, educativas e de sensibilização, como jogos sobre vocabulários racistas, oficinas de culinária e musicalidade afro-brasileira, rodas de poesia intituladas "Palavras Negras", além de um desfile com o tema África.

Consciência NegraOutros destaques foram o Cine Debate com a exibição do filme Flor do Deserto e uma batalha de rimas. A discente Yasmin Oliveira, durante a realização da atividade que simulava um restaurante, ressaltou a importância da culinária no resgate da história. “Através da culinária mostramos a história por trás da feijoada, abordamos o tempo em que a feijoada era símbolo de resistência, onde o prato era feito com restos de feijões, carnes e legumes por escravizados.” Já para a discente Mirela Dantas o momento foi de compartilhamento de saberes. “Trazer um pouco da nossa cultura, que também é um pouco africana, como também um pouco indígena”. Enfatizou a discente.

Consciência NegraPara Suellen Santos, docente da disciplina de Português, que acompanhou as produções culinárias, saber de onde viemos nos ajuda na construção do saber aonde queremos ir. "O evento da consciência negra moveu os estudantes a buscarem informações sobre a nossa origem e os motivou a se posicionarem contra o racismo e repensarem sobre novas atitudes mais humanas e menos concentradas em raça ou cor. A forma como os trabalhos foram apresentados resgatou a nossa história e celebrou a cultura afrodescendente", contou a professora. "Estou muito orgulhosa da consciência ética e moral que os nossos jovens estão adquirindo e, finalmente, nos encaminhando para um sistema mais digno para todos", completou.

Consciência NegraA banda Afro Reciclados Estrelas da Serra, composta por crianças da comunidade São Cristóvão, acompanhadas pelo Mestre Marcão, também se apresentou, trazendo música e cultura à manhã de sábado. Além disso, discussões sobre o papel do negro na música, esporte e política foram abordadas em minicursos. O evento foi encerrado com a atividade “Conversas com Dona Zefa da Guia”, que destacou a importância da memória e da ancestralidade.

Consciência NegraComemorando o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), a II Semana reafirma o compromisso do 糵Itabaiana com a promoção da diversidade e do respeito às culturas africanas, oferecendo um espaço de aprendizado e troca de experiências. O evento foi também uma reflexão sobre o combate ao racismo estrutural e a importância da educação na transformação social.

Para o Prof. Xavier, docente de sociologia do Campus Itabaiana, a Semana da Consciência Negra não é apenas um marco no calendário, é um grito que ecoa pelas ruas e pelos corações. "Hoje, a juventude tem em suas mãos a chave de um futuro mais justo, mais igualitário. A importância dessa semana vai além do reconhecimento das figuras históricas que lutaram pela nossa liberdade. Vai além das datas que comemoram nossa resistência. É um convite a refletir sobre o presente, sobre o peso do racismo estrutural que ainda nos marginaliza e sobre a responsabilidade de cada um de nós na construção de uma sociedade realmente democrática" expressou o professor.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57