Projeto “EcoSurfeMatemática” realizará atividade na praia da Costa
Ação lúdica e criativa visa proporcionar uma experiência única de aprendizado, abordando o Princípio Fundamental da Contagem, educação ambiental e a prática do surf
A educação matemática é um desafio em todo o mundo e a sustentabilidade ambiental é um outro desafio. A parceria entre os cursos de licenciatura em Matemática e o de tecnologia em Saneamento Ambiental do campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe, utiliza o surf para ensinar aos banhistas da praia da Costa, localizada no município da Barra dos Coqueiros, a 9 quilômetros da capital Aracaju, conhecimentos matemáticos e práticas voltadas para a preservação do meio ambiente. A ação faz parte do projeto de extensão "EcoSurfeMatemática: o 糵na Comunidade".
Neste sábado, 30 de novembro, das 8h30 às 11h30, professores e estudantes realizam mais uma intervenção lúdica e criativa na praia da Costa, visando proporcionar uma experiência única de aprendizado, abordando o Princípio Fundamental da Contagem, educação ambiental e a prática do surf. A participação desta atividade do projeto é aberta ao público e não necessitará de inscrição. A ação conta com o apoio do Projeto Onda do BEM, que regularmente oferece instruções de surfe nas manhãs de sábado na Praia da Costa, assim como a parceria do Instituto Resgatando com Amor - Rescam. As instituições envolvidas oferecerão uma experiência de aprendizagem, diversão e aventura por meio do surfe
A idéia é desenvolver em espaços não escolares alternativas para uma prática educacional que objetive o desenvolvimento integral do ser e que potencializa a relação entre ensino, aprendizagem, o bem-estar social e a harmonia com a natureza e, assim contribua com a formação dos discentes dos cursos de licenciatura em Matemática e Saneamento Ambiental do 糵Aracaju envolvidos nesta ação, por meio de experiências de aprendizado prático e envolvente, utilizando o surfe como uma âncora para o ensino de matemática e para reflexões sobre o meio ambiente, e assim, repercutir na divulgação e consolidação dos cursos de Licenciatura em Matemática e Saneamento Ambiental do Campus Aracaju do 糵perante a sociedade sergipana.
O projeto é coordenado pelo professor mestre Davy Christian Souza Cardoso, da coordenação de licenciatura em Matemática (Colima) e pelo professor doutor José Guimarães de Carvalho Neto, da coordenação de Saneamento Ambiental, e é desenvolvido pelas discentes Ana Sara de Jesus Pinheiro (Matemática) e Naiane Karoline Santos Correia (Saneamento Ambiental). “Através do desafio de trabalhar a Educação Ambiental e conceitos matemáticos a partir da prática surfe, esta atividade poderá contribuir satisfatoriamente ao seguinte problema de pesquisa: Um processo de ensino e aprendizagem será mais efetivo e prazeroso quando for através de uma abordagem lúdica focada em interesses dos envolvidos?”, justifica professor Davy Christian.
O coordenador explica que durante a atividade são apresentados os dois princípios da contagem: o aditivo e o multiplicativo. “O princípio aditivo da contagem diz que o número de elementos da união de dois conjuntos finitos disjuntos, ou seja, de dois conjuntos finitos sem elementos comuns, é exatamente a soma do número de elementos de cada um deles. Por exemplo, através do princípio aditivo da contagem encontramos diretamente a quantidade de maneiras que um surfista pode escolher apenas um equipamento para surfar no sábado do dia 30/11/24 na Praia da Costa caso tenha disponíveis 16 pranchinhas e 4 longboards. Já o princípio multiplicativo da contagem, muitas vezes chamado de princípio fundamental da contagem, diz que se um evento E1 pode ocorrer de 𝒎 maneiras distintas e, se para cada uma dessas 𝒎 maneiras possíveis de E1 ocorrer, um outro evento E2 pode ocorrer de 𝒏 maneiras distintas, então o número de maneiras de ocorrerem sucessivamente os eventos E1 e E2 é 𝑚∙𝑛. Por exemplo, podemos usar o princípio fundamental da contagem para encontrar de quantas maneiras pode-se surfar inicialmente com uma pranchinha para surfar e depois escolher um longboard, caso tenha disponíveis 𝑚 pranchinhas e 𝑛 longboards".
PROJETO ATUALIZADO
Em 2023, professor Davy Christian lançou, por meio de edital da Pró-Reitoria de Extensão (Propex/IFS), o projeto "SurfeMatemática: o 糵na comunidade". Ele conta que , atendendo a demanda de novas estratégias e ações para relacionar os desafios ambientais para assegurar a continuidade da vida humana e que atraiam um maior número de pessoas para o interesse em espontaneamente estudar matemática, e aproveitando popularidade do surfe no Brasil e o aumento do interesse da população sergipana por esta atividade física recreativa que se integra intensamente com a natureza, o nome do projeto foi atualizado para "EcoSurfeMatemática”.
Será a segunda atividade do projeto neste ano de 2024. A primeira aconteceu em 21 de setembro, em comemoração ao Dia da Árvore e Dia Internacional da Paz. A ação contou com o apoio da Direção-geral do 糵campus Aracaju, Instituto Rescam e a colaboração dos membros do Projeto Onda do Bem, além da Prefeitura da Barra dos Coqueiros com a presença de guarda-vidas do município. A discente do curso de Saneamento Ambiental, Naiane Correia, apresentou uma dinâmica relacionando os costumes sociais com as mudanças climáticas, concluindo sua participação com o sorteio de sete mudas de árvores, sendo cinco mudas de ipê doadas pelo Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) e duas mangueiras. Já os discentes de licenciatura em Matemática, Ana Sara Pinheiro, Arthur Ribeiro Reis, Renê Resende Cavalcante, Mateus Oliveira Santos Sobrinho, Felipe Melo dos Santos Rocha, Flávio Pereira e Luis Felipe Santos de Jesus, apresentaram nas areias da Praia da Costa uma questão de combinatória, a princípio contendo cinco surfistas, envolvendo a prática deste esporte em duplas, as chamadas baterias de dois surfistas. "Ao final, juntamente com o instrutor Yuri Freire dos Santos, do projeto de surfe Onda do Bem, direcionamos todos que quisessem surfar ao mar da costa sergipana.”, conta o coordenador do projeto.
Redes Sociais