Apresentações de trabalhos e lançamento de livros marcam tarde do primeiro dia da SNCT 2024
Segundo dia do evento contará com a Semana de Extensão Tecnológica e Cultura (Semext) e mostra científica
Por Najara Lima
Dando continuidade à programação da etapa multicampi da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2024) do Instituto Federal de Sergipe (IFS), na tarde desta segunda-feira, 2, foram realizadas apresentações de trabalhos – formato banners e oral, pelos estudantes dos diversos cursos da instituição. O tema desta edição do evento, “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, tem o objetivo de destacar a relevância da biodiversidade e dos saberes tradicionais no desenvolvimento de tecnologias sociais voltadas à sustentabilidade. Além disso, a programação fomenta debates sobre o uso sustentável dos biomas brasileiros e os desafios enfrentados pelas comunidades que vivem nesses ecossistemas.
De acordo com Sandro Andrade, professor dos cursos de TI do Campus ʰDZá e um dos avaliadores da SNCT, os trabalhos apresentados têm bastante qualidade. “Eu já participei de outras edições da semana e posso afirmar que, para alunos que estão tendo o primeiro contato com a pesquisa, os trabalhos estão muito bem estruturados, há uma sintonia boa entre professor orientador e alunos”, ressalta.
Josival Moreira, estudante do curso técnico de Manutenção e Suporte em Informática do Campus ʰDZá, é um dos integrantes do grupo que apresentou o trabalho “Implementação da IoT na agricultura para melhorar a produção e sustentabilidade em pequenas hortas”. Com mais três alunos do curso de Gestão da TI, ele trabalha há mais de um ano no projeto. “É sempre bom fazer intercâmbio de ideias com outros estudantes, é uma oportunidade pra gente aprender ainda mais”, conta.
çԳٴ
O evento contou também com o lançamento de livros do Programa de ó-Ұܲçã em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Foram lançadas as obras “Movimentos e Envolvimentos de Pesquisa - Investigações na Educação Profissional e Tecnológica”, organizada pelos docentes Elza Ferreira Santos, Mário André de Freitas Farias e Ângelo Franklin Pitanga; e “Produtos Educacionais: Possibilidades e Desafios na EPT”, sob a organização dos professores Elza Ferreira Santos, Igor Adriano de Oliveira Reis e José Osman dos Santos.
O coordenador do PROFEPT, Igor Reis, ressaltou a importância das obras. “Esses livros foram produzidos com o objetivo de divulgar a pesquisa e os produtos educacionais do nosso mestrado, já que eles devem mesmo estar à disposição da sociedade. As obras mostram, também, a força e o crescimento do curso, indicando que as pesquisas estão avançando e que estamos no caminho certo”, destaca.
Professora da rede estadual de ensino e egressa do PROFEPT, Simone Cruz não esconde a felicidade em ver um artigo fruto da sua pesquisa sobre literatura de cordel virar capítulo de livro. “Essa é uma experiência excepcional, que vai dar mais visibilidade ao meu trabalho e me impulsionar ainda mais a continuar publicando e pesquisando”, diz.
ʰDzçã
O evento terá continuidade nas próximas terça e quarta-feira, dias 3 e 4 de dezembro, com a realização de atividades como a Mostra Científica e a premiação dos melhores trabalhos dos congressos, além da Semana de Extensão Tecnológica e Cultura (Semext).
Redes Sociais