Campus Lagarto se destaca na ERBASE com premiações em duas categorias
Evento ocorreu entre os dias 5 e 8 de novembro, no Instituto Anísio Teixeira, na capital baiana
Alunos e professores do campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe tiveram dois trabalhos premiados na 24ª Escola Regional Bahia, Alagoas e Sergipe (ERBASE), que ocorreu entre os dias 5 e 8 de novembro, no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador. Além dos artigos premiados, a instituição ainda contou com apresentação de outros quatro trabalhos acadêmicos no evento.
O artigo “Um protótipo de fechadura eletrônica modular de baixo custo para ambientes acadêmicos”, desenvolvido pelos estudantes do ensino médio do Curso Integrado em Redes de Computadores: Felipe Carvalho Leal, Marcos Melo, Rubens de Souza Matos Júnior e Alfredo Menezes Vieira levou a melhor no Workshop de experimentos inovadores, solução e protótipos de hardware e/ou software (XBASE). O protótipo se destacou pela solução acessível e eficiente para o controle de acesso em ambientes acadêmicos, valorizando a modularidade e o baixo custo.
O outro artigo premiado foi “Elaboração de materiais didáticos com Marp e CI/CD”, desenvolvido por Reinan Souza, Gilson Pereira dos Santos Júnior e Francisco Rodrigues Santos. O trabalho recebeu o título de Melhor Artigo do Workshop de Educação e Informática Bahia-Alagoas-Sergipe (WEIBASE), na trilha “Uso das TIC na Educação”. A pesquisa destacou-se por explorar o uso de tecnologias como Marp e integração contínua (CI/CD) na criação de materiais didáticos, oferecendo soluções inovadoras para o aprimoramento do ensino e o uso de Tecnologias da Informação e dzܲԾçã (TICs) em contextos educacionais.
O artigo foi fruto do Trabalho de Conclusão de Curso de Reinan Souza no Bacharelado de Sistemas de Informação do Campus Lagarto. Para o professor Gilson Pereira, um dos coordenadores do WEIBASE, as premiações refletem o empenho do 糵em fomentar pesquisas aplicadas que promovam avanços tecnológicos e práticos para a comunidade acadêmica e para a sociedade, evidenciando o compromisso da instituição com a inovação e a excelência.
Ele ainda destacou a importância do ERBASE na formação dos estudantes: “O ERBASE é um evento anual que contribui significativamente na formação dos estudantes da área de computação da regional Bahia, Alagoas e Sergipe, promovendo troca de saberes e construção de redes de colaboração, como também uma oportunidade de demonstrar a comunidade externa a qualidade da nossa instituição”, disse.
Já o professor Alfredo Vieira, coordenador do Curso Integrado em Redes de Computadores, “O ERBASE oferece aos nossos alunos uma experiência enriquecedora, que combina conhecimentos técnicos, técnicas de pesquisa e inovação. Realizado em diversas cidades do Nordeste, o evento permite que os estudantes do curso do 糵Campus Lagarto, ampliem seus horizontes, conhecendo novos lugares, outros estudantes, professores e profissionais da área de computação. Fortalecendo, assim, o compromisso do curso em formar cidadãos preparados para a vida profissional e social. #Tinha que ser de redes :)”, celebrou.
Sobre o ERBASE
O evento aconteceu entre os dias 5 e 8 de novembro, no Instituto Anísio Teixeira, na capital baiana e contou com palestras, mesas redondas e minicursos abordando os temas de Computação mais discutidos na atualidade: Inteligência Artificial, Realidade Virtual e Aumentada, Robótica, Computação Quântica, Cibersegurança, Internet das Coisas, Inclusão, Negócios entre outros.
Com o tema principal “Realidades Imersivas e Generativas”, a ERBASE 2024 celebrou a chegada do futuro no cotidiano, com experimentação de ferramentas de imersão e de geração de conteúdo que ampliam as nossas interações e agilizam sobremaneira a forma como trabalhamos, estudamos e produzimos.
Redes Sociais